Significado e Objeto de Estudo

Significado de Ciência Política

A Ciência Política é a matéria que anteriormente era chamada Teoria Geral do Estado, denominação ainda utilizada por parte dos doutrinadores. Possui o Estado (a sua política, suas estruturas e sua forma e organização de governo) como objeto de estudo. Há que se ressaltar que alguns estudiosos colocam, antes, o Poder como objeto central de estudo da Ciência Política, pois que este é mais abrangente e inclui o Estado, suas estruturas, elementos e organizações.

Iniciou-se o estudo de tal matéria já na Grécia Antiga com Aristóteles e Platão, mas foi no Renascimento que a política veio a ser estudada e tratada como uma ciência propriamente dita, vindo a reunir as filosofias moral, política, econômica e as matérias de história, geopolítica, administração e direito para compor análises sobre o Estado e os elementos que dele fazem parte.

O nome Ciência Política, entretanto, só veio a surgir bem depois, em 1880.

Ciência – aquilo que é descoberto através da pesquisa, da experimentação. O conhecimento científico é obtido através do estudo ou da prática, envolto de metodologia e livre de juízos de valor e de parcialidade.

O objeto da pesquisa sobre o qual buscamos conhecimento, neste caso, é a política, seus fenômenos e suas estruturas.

Política – a palavra política - politiké - advém da existência das cidades-Estado gregas: as polis. As polis são consideradas as “células embrionárias” do que hoje chamamos de Estado, em razão da organização e estrutura daquelas comunidades. Podemos dizer, em suma, que a política é o estudo das atividades humanas que se relacionam com o Estado, e das atividades do Estado que se relacionam com a sociedade.

Sendo assim, a ciência política estuda a reunião das pessoas, a sociedade, a comunidade que se reúne em um lugar (na polis, no Estado), estudando suas regras, forma de harmonização e estrutura hierárquica.

A grande complexidade desta matéria ocorre pela variedade de estruturas e formas de Estado que existem atualmente, além da variedade de elementos que se reúnem no conceito Estado. É, de fato, uma matéria bastante ampla e complexa, composta de diversas frentes.

Importância da Ciência Política

A importância de se estudar Ciência Política consiste no fato de que todas as decisões políticas e jurídicas, tomadas pelo Estado, impactam territórios e sociedades.

Consiste, ainda, no fato de que a sociedade é a verdadeira legitimadora deste Poder do Estado, sendo este alvo direto do interesse daquela, portanto.

Há, além disso, que quaisquer decisões tomadas pelo ente Estatal implicam toda uma conjuntura organizacional e hierárquica que também precisa ser compreendida para se entender o próprio Poder do Estado, e, no mais, que o Direito e a Política caminham lado a lado, ocupando-se ambos da estruturação da vida em comunidade.

Diremos, em suma, que é importante estudar a Ciência Política porque é esta matéria que busca explicar a lógica da vida em sociedade e o papel da Política e do Estado nela.

Ora, cada Estado é diferente e possui um Poder peculiar a suas características gerais, históricas e contextuais.

Cada tipo de Poder Estatal, assim sendo, merece ser estudado à luz do seu próprio Direito, de suas estruturas e da relação entre seus governantes e seus governados, sendo certo que as relações de Poder estabelecidas dentro de cada Estado são maiormente regidas por decisões políticas e jurídicas tomadas dentro de seu próprio território, de acordo com seu próprio ordenamento jurídico, influenciado por sua própria sociedade.

Para a compreensão de tais complexos fenômenos, é necessário observar o desenvolvimento social e a forma como o ordenamento jurídico e as decisões políticas se alteram a fim de acompanhar o desenvolvimento social. Influenciam nesta evolução a cultura, a história, a religião, os costumes, as características econômicas e sociais da região, e até a geografia, entre tantos outros fatores subjetivos e objetivos moldadores das sociedades e de seus Estados.

A importância do estudo da Ciência Política para o estudante de Direito, em linhas simples, consiste em fornecer conhecimento sobre as instituições e os problemas da sociedade contemporânea, trazendo compreensão sobre o papel do Estado como grande influenciador desta, e fornecendo instrumentos e técnicas requeridas para a solução de tais problemas, na medida do possível, por meio da aplicação do Direito.