Projeto de Pesquisa IV - Objetivos e Justificativa

Objetivos

Os objetivos são metas que se pretende atingir ao final da pesquisa, respondendo à pergunta problema. Eles podem ser divididos em duas categorias: geral (visão global e abrangente do tema, ligado diretamente ao tema explorado) e específico (pequenos objetivos que contribuem para a concretização do objetivo geral).

Vejamos o exemplo do tema “Acidente de trabalho dos garis: as causas mais comuns no TRT-2 entre 2005 e 2010”.

  • Objetivo geral: Determinar percentualmente as três principais causas relacionadas a acidente de trabalho da categoria profissional de gari ocorridas na área geográfica sob jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), através da análise de seus julgados ocorridos entre 2005 e 2010.
  • Objetivos específicos:
    • Determinar o número absoluto ou aproximado do total de julgados existentes relacionados a acidente de trabalho da categoria profissional de gari;
    • Categorizar as distintas causas de acidente de trabalho de gari julgadas com condenação do empregador e trânsito em julgado;
    • Elencar, dentre as causas identificadas, as três que possuam maior ocorrência.

Justificativa

A justificativa é o motivo pelo qual aquela pesquisa deve ser realizada. Por que ela é importante? A resposta a essa pergunta contribui diretamente para a aceitação da pesquisa por entidades de financiamento.

Deve conter os motivos de ordem teórica e prática, demonstrando como a pesquisa contribui para o progresso da sociedade, da ciência, para solucionar problemas, confirmar ou negar teorias ou mudar a realidade sobre o tema.

A justificativa para o nosso exemplo poderia ser a seguinte:

Limpeza e conservação do espaço público são indispensáveis à saúde coletiva e a dignidade humana, sobretudo em um país que produz 200 toneladas de lixo diariamente. Para ajudar nessa missão, o profissional gari tornou-se essencial no Brasil. Mas essa profissão suporta diversos riscos, como insalubridade e acidente de trabalho, expondo os garis à perigo e encarecendo o serviço à medida em que esses riscos se concretizam. Assim, identificar os fatores que mais causam acidentes de trabalho entre os garis é fundamental para diminuir os riscos humanos e financeiros. Para realização da pesquisa, o TRT-2 fornece bom lugar de coleta de material, já que sua jurisdição (Grande São Paulo e região) abrange uma das maiores áreas de concentração populacional – e portanto, de produção de lixo – do país, necessitando de grande número de garis.