Projeto de Pesquisa V - Metodologia

A metodologia é o caminho que deverá ser traçado para se atingir o objetivo da pesquisa e responder à pergunta do problema, responder como, onde, quanto e com o que pesquisar.

A partir da revisão bibliográfica, embasamento teórico, necessário escolher os métodos em sentido estrito, definição dos termos e indicadores utilizados, delimitação do universo.

Marco teórico

Marco ou referencial teórico é o conjunto de ideias ou teorias que guiarão a pesquisa e sua interpretação. Pode ser o pensamento de um autor ou uma teoria ou uma corrente de pensamento. 
Recomenda-se apoiar-se no trabalho do autor como um todo e não apenas uma obra.

Lembrando que outros autores podem ser adotados, desde que dialoguem com seu marco teórico.
A conclusão do trabalho deve estar alinhada com o viés teórico.

Os métodos

O método ou metodologia em sentido amplo será dividido em três aspectos:

  1.  Técnicas de pesquisa (geralmente voltadas para coleta de dados)
  2.  Método de procedimento (relacionado a análise dos dados)
  3.  Método de abordagem (ligado ao modo de conclusão da pesquisa)

Um exemplo seria a técnica de pesquisa por meio de questionário, o método do procedimento estatístico e por comparação e o método de abordagem por indução.

Definição dos termos e indicadores

Também é preciso definir os termos essenciais para o desenvolvimento do trabalho. Por exemplo, ao investigar a relação entre nível de escolaridade, pobreza e criminalidade a partir do perfil dos detentos, deve-se definir primeiramente o que será entendido por detento, quais são e como se medem os níveis de escolaridade, o que se entende por pobreza e quais os crimes a investigar.

Delimitação do universo

O universo sobre o qual a pesquisa irá se debruçar deve ser definido de forma geográfica, temporal, gênero, natureza do ato investigado, entre outros.