Projeto de Pesquisa VI - Cronograma, Orçamento e Referências

O cronograma vai responder a pergunta “por quanto tempo eu vou pesquisar?” e o orçamento “quanto irá custar para realizar essa pesquisa”.

Cronograma

O cronograma é comumente exigido por agências financiadoras, para apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso e tem a função de demonstrar a viabilidade do projeto de pesquisa. 
Para tornar a informação mais direta e clara, o cronograma pode ser apresentado em um quadro demonstrativo, da seguinte maneira:

imagem 8

O cronograma divide a pesquisa em partes, ainda que algumas possam ser desenvolvidas simultaneamente, para a preparação e organização do projeto. 

Orçamento

O orçamento é necessário para prever os gastos da pesquisa, se houver. O documento deve incluir o custo com mão de obra humana (como pagamento a título de serviço) e com material (caneta, papel, livros, placa de identificação de pesquisadores, custos com deslocamentos, licenças de softwares), entre outros.

Pode ser apresentado da seguinte forma:

imagem 9

Referências

As referências são uma lista das obras que foram utilizadas na elaboração do projeto, desde biografias (livros, revistas, jornais, periódicos, teses, dissertações) até webgrafia (endereços pesquisados na internet) e também filmes, fotos, vídeos, imagens, tabelas, fontes legislativas, documentais, entre outros.