Publicado em: 28/08/2019 por Mariana Cunha de Andrade


Meu amigo, minha amiga, eu sei que agora você está preocupado com a 1ª fase. Mas, é importante definir qual será a matéria em que você fará a peça prático processual e as questões dissertativas na 2ª Fase do Exame da Ordem. Com o a publicação do edital da OAB XXX, você terá até o último dia do período de inscrições - dia 30 de Agosto - para escolher a área que deseja prestar segunda fase.

Pensando nisso, tenho uma pergunta para você: já escolheu sua matéria da 2ª fase? 

Essa é uma dúvida que atormenta muitos estudantes na hora de fazer sua inscrição para a OAB.

- "Será que escolho uma matéria que gosto de estudar ou uma matéria que, aparentemente, é mais fácil?".

- "Será que escolho uma matéria que tem maior índice de aprovação ou uma matéria que tem menos peças práticas?" 

- "Será que sigo os conselhos dos meus amigos e familiares ou escolho a que eu quiser?"

A verdade é uma só: não existe uma matéria melhor que a outra. O que existe é uma matéria que você tem mais afinidade que outra. 

Mas, antes de mais nada: como é a 2ª fase da OAB?

A 2ª fase, também chamada de prova prático-profissional, é composta por quatro questões dissertativas, valendo 1,25 pontos cada, e uma peça processual, valendo 6,0 pontos. Essa fase exige bastante conhecimento técnico e testa as habilidades práticas do candidato, já preparando para o exercício da advocacia. Então é bom estar preparado tanto para a parte material, quanto para a parte processual da disciplina escolhida 😉

Você pode escolher dentre 7 disciplinas:

  • Direito Constitucional; 
  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil; 
  • Direito Penal; 
  • Direito Empresarial; 
  • Direito do Trabalho; e
  • Direito Tributário. 

E só pode escolher uma vez, hein? Escolheu tá escolhido. Não pode voltar atrás! 😅

A única e principal dica que te dou é: escolha a matéria que você tem mais afinidade, que você mais gosta de estudar, que você pensa em se especializar no futuro, que você veja propósito em estudar. Não importa qual matéria te falaram que é mais fácil, que tem menos peças, que aprova mais. Eu, particularmente, acho horrível estudar tanto tempo em com tanta dedicação para uma matéria que você nunca mais quer ver na frente ou que não vai ter nenhuma utilidade na sua vida profissional. 

Se quiser saber quais peças foram cobradas ao longo dos exames da OAB e quantas vezes a mesma peça foi exigida, se liga aqui nesse post nosso com as Estatísticas da OAB 2ª Fase. Assim você pode ter uma noção melhor do que a banca gosta de pedir e focar nos aspectos que tem maior dificuldade.

E se precisar de ajuda para estudar, nós temos cursos completinhos, com a parte material e processual, para a 2ª Fase de Constitucional, Trabalho, Tributário e Administrativo. Aqui nesse link você pode escolher a sua disciplina e dar uma olhada nas primeiras aulas de todos os cursos que são gratuitas! 😍

Até a próxima!

Mari