Publicado em: 18/07/2019 por Mariana Cunha de Andrade


Eu sei que você já sabe bem disso, mas, vou repetir: criar uma rotina de estudos é algo que exige muito esforço. Aliás, criar qualquer hábito nessa vida é um negócio difícil demais! Mas, não é impossível e depois que a rotina é criada, ela simplesmente "vai"! 

Nesse post vou dar algumas dicas para facilitar a criação de uma rotina de estudos e para tornar ela mais agradável! 😁 Mas, já adianto que é tudo uma questão de organização e planejamento.

1. Organize seu local de estudos

O primeiro passo é encontrar um bom local para estudar. De preferência um local silencioso e que você se sinta confortável - mas, nem tão confortável a ponto de dormir (evite estudar deitado na sua cama 😂). Pode ser no seu quarto, na sala, na biblioteca. Não importa. O importante é que esse local permita que você se concentre e não traga distrações. 

O segundo passo é organizar o ambiente. Limpe sua mesa, jogue fora tudo o que for inútil e deixe apenas o que você for utilizar durante o estudo. 

Um ambiente de estudos desorganizado parece que desorganiza até o pensamento, né?  

2. Fique longe do celular

Eu sei, eu sei. É quase como pedir pra ficar longe do meu próprio braço. Mas, não tem jeito. O celular atrapalha muito, quando você vê já se passaram 40 minutos e você ainda não saiu do instagram.  

Na momento do estudo, coloque o celular no silencioso e deixe dentro da mochila ou em outro cômodo da casa. Isso é fundamental. Depois, durante a pausa você responde as mensagens pendentes 😉

3. Defina horários e prioridades

Esse aqui é talvez o ponto mais importante da criação da sua rotina. Defina os períodos do seu dia que serão dedicados ao estudo. Faça um cronograma detalhado do seu dia. Escolha um momento do dia em que você tenha disposição, em que você esteja mentalmente descansado e separe ele para os estudos. 

Se esforce para cumprir esse cronograma, mas não surte se aparecer algum compromisso inesperado bem na hora de estudar. Não tem problema, reorganize seus horários para compensar esse imprevisto. Reponha essas horas no mesmo dia ou no dia seguinte

4. Faça um checklist

É muito gostoso marcar um item de um checklist como concluído! Então, antes de começar o dia de estudos sempre faça um checklist das matérias que você precisa estudar, dos exercícios que você precisa resolver, das páginas que você precisa ler e no final do dia marque tudo aquilo que você completou. O objetivo é sempre marcar tudinho como completo! 

5. Escolha uma técnica de estudo

Estuda 5 minutos e descansa 30 jogando candy crush? Isso não vai funcionar. Estudar 10 horas seguidas sem pausa? Isso também não vai funcionar.

Algumas técnicas de estudo podem te ajudar a administrar melhor o tempo, sem perder a qualidade. A técnica pomodoro é uma delas. Essa técnica ajuda a manter o foco e intercalar os momentos de foco total com pausas. A técnica sugere 25 minutos de foco para 5 minutos de pausa e depois de 4 “Pomodoros” de 25 minutos, recomenda uma pausa mais longa de no mínimo 15 minutos. Mas você pode ajustar isso conforme sua necessidade.

Existem aplicativos de celular que você pode baixar e configurar o seu pomodoro timer. Só nesse caso pode deixar o celular mais ou menos perto, hein?  😉

6. Seja consistente

Só com consistência a rotina vai ser criada. Seja consistente, perseverante. Não desista de cumprir seus objetivos planejados para este dia. No meu caso, por exemplo, eu queria criar uma rotina de fazer exercícios todos os dias. Mas, sempre faltava dois dias e ia um. Nunca conseguia fazer disso um hábito. Dormir sempre parecia mais interessante. O que eu fiz pra mudar isso foi já deixar meu tênis do lado cama, pra acordar e já calçar. Sem desculpas, sem nem parar pra pensar em nada. Acorda e calça o tênis e vai. Depois vc pensa na vida. Se você começar a pensar na vida antes de iniciar sua rotina, não vai sair do lugar. Então a dica é perseverar e ter consistência. Já deixa algum gatilho preparado pra hora dos estudos pra vc olhar e já iniciar. Pode ser um livro, pode ser uma anotação, pode ser um planner. Qualquer coisa. Senta a bunda na cadeira e estuda.    

7. Tire um tempo para você

E por fim, separe um tempo para você. Para fazer algo que você gosta, para praticar uma atividade física, ler um livro legal, meditar, passear com seu cachorro. Enfim, não deixe que a rotina de estudos se torne a única rotina da sua vida. Crie outros hábitos saudáveis e prazerosos também! 


Espero que eu tenha ajudado um pouquinho a te inspirar a começar uma rotina de estudos!

Fé no Pai que a rotina vai! 🙏

Um abraço,

Mari