Uma das perguntas mais frequentes de quem está estudando para a OAB é como é que a prova se estrutura, isto é, qual a ordem das matérias na prova.

Analisando o Edital, essa resposta não existe. Isso porque a FGV não explicita qual será a ordem das disciplinas na prova.

Entretanto, mesmo sem constar no Edital, a gente vem observando a mesma estrutura de questões na prova (como se fosse uma espécie de “regra de costume” da OAB).

Ordem das Disciplinas 

Disciplina Questões na Prova
Ética Profissional 8
Filosofia do Direito 2
Direito Constitucional 7
Direitos Humanos 2
Direito Internacional 2
Direito Tributário 5
Direito Administrativo 6
Direito Ambiental 2
Direito Civil 7
ECA 2
CDC 2
Direito Empresarial 5
Processo Civil 7
Direito Penal 6
Processo Penal 6
Direito do Trabalho 6
Processo do Trabalho 5

É importante saber a ordem das questões?

Quando você for prestar o exame, é muito importante que você tenha o foco exclusivamente para responder as questões. É necessário tranquilidade e calma para que você consiga relembrar os conceitos que foram aprendidos durante sua preparação. Dessa forma tudo o que for distração desnecessária, deve ser evitado. 

Por essa razão, é fundamental que você esteja habituado com o formato da prova. Desde o layout das páginas da prova da OAB, até a ordem em que as disciplinas estão estruturadas, se lá no dia da prova tudo for novo para você, alguns minutos você vai acabar perdendo até se habituar com a prova. 

Assim, nós do Trilhante entendemos ser muito importante o prévio conhecimento da prova para evitar qualquer tipo de distração e menos perda de tempo. 

É isso. Bons estudos!